Coaching Vocacional

Coaching é um processo no qual fazem parte o coach (o profissional que se utiliza de técnicas específicas e trabalha com o coachee) e o coachee (o cliente, que busca mudanças, metas e objetivos).

Nesse processo vocacional, o coach trabalha com o adolescente a sua escolha de profissão. É comum o adolescente sentir-se inseguro neste momento, são tantas as opções e essa escolha acontece em uma fase de sua vida em que está buscando sua identidade, querendo entender e clarear seus interesses e motivações, descobrir seus talentos.

Por causa disso tudo, o processo de coaching vocacional inclui a reflexão e trabalho com o auto-conhecimento, a auto-estima e a auto-confiança. Há também reflexão sobre os valores internos e valores externos, as barreiras da escolha, o levantamento de valores, a organização do tempo, planejamento e ação.

É um programa em sessões, onde são utilizadas entrevistas, alguns testes, ferramentas e estratégias. Há também uma etapa de pesquisa e auto-avaliação.

Esse processo que pode durar entre 8 e 10 sessões. E ao final do trabalho espera-se que o adolescente tenha feito um caminho de crescimento, de mudança, reflexão e de questionamentos.