Últimas atualizações

A COMUNICAÇÃO COM OS FILHOS

 

Um desejo dos pais é o de acompanhar os filhos no seu desenvolvimento, estar a par do que acontece com eles, seus medos, sucessos, etc. Mas apesar dos pais tentarem construir uma relação forte, de confiança, com comunicação com seus filhos, o contrário é verdade em muitos casos. E isso porque há um processo envolvido nisso.

A vontade de explorar as coisas, de conhecer, de fazer parte de um grupo, muitas vezes afastam esse adolescente de casa, sem falar da interferência dos hormônios, que mexem com seu lado emocional e ele não sabe como lidar com a variação de emoções.

O melhor momento para começar esse processo de comunicação provavelmente é antes que problemas apareçam. Não adianta querer ser amigo, alguém em quem ele pode confiar, só quando algo errado ou ruim acontecer. Essa confiança deve ser construída desde cedo, sem críticas, com escuta e compreensão. O filho deve sentir os pais próximos, mas não invasivos. Talvez você precise mudar o estilo de conversa, aprendendo a estar junto dele.

Que tal uma noite em família, onde cada um conta uma novidade de sua vida?

Aprenda a escutar o que seu filho diz. Ele deve sentir que você se importa. Construa sua relação com ele desde o início, conheça seu filho, acredite que ele é capaz. Mostre interesse por ele, telefone durante o dia para dar um “oi”, saber como está, como foi a escola. Participe de seu dia a dia. Converse sobre o perigo das drogas e consequências de certos comportamentos

Seja um bom exemplo para ele, pois ele fará o que você faz, não o que você diz. São as nossas atitudes que carregam mensagens e não o que fazemos. Somos modelos para nossos filhos. Nossas ações têm efeito importante sobre o comportamento deles.

Pode ser cansativo, mas não desista! Vale a pena!