Últimas atualizações

EMOÇÃO INTERFERINDO NA DIFICULDADE DE COMEÇAR DIETA

EMOÇÃO INTERFERINDO NA DIFICULDADE DE COMEÇAR DIETA

 

Se você quer tanto fazer uma dieta, por que é tão difícil faze-la?

Muitos dão a desculpa de começar na segunda-feira porque adiam o que está difícil, e na esperança de conseguir, comem mais até lá. E o que acontece? Também não conseguem começar.

O motivo pra muitos pode ser que, para se fazer uma dieta, emagrecer tem que ter um sentido e o controle emocional é fator importante. Como o emocional também está ligado ao comer, a dificuldade aumenta.

Dentre as dificuldades também estão as crenças limitantes. E o que é isso? Uma das crenças limitantes é que o comer está ligado ao social, e para muitos, se não comem, perdem uma parte da vida, contato com amigos, etc. Será mesmo? O alimento é visto como recompensa de algo de bom que aconteceu  e daí o social nos leva a comemorar isso comendo e bebendo.

A gordura também é como “proteção”, quando a garota ou garoto tem medo de relacionamentos, e pensa que a gordura vai afastar os pretendentes, pois acredita que assim evita a aproximação. Mesmo que no fundo queira essa aproximação e relacionamento.

Comer pode ter a função de “preenchimento emocional” , quando falta algo em sua vida e você não sabe bem o que é, e come, pois sente o vazio dentro de você

Também para atenuar umafrustração, há a fuga para a comida.

A auto-estima baixa faz também com que a pessoa não acredite ser capaz de conseguir suas metas, e a dificuldade de começar a dieta fica mais forte.

Então, como a gordura pode ter origens emocionais, e essas são diferentes para cada pessoa, é necessário conhecer a história de vida e conflitos particulares, pois a obesidade necessita de autoconhecimento e transformações pessoais.

Então, quanto o emagrecer é importante para você. É por você ou pelos outros?

Lembre-se, emagrecer requer tempo e é necessário estabelecer metas e encarar o desafio acreditando ser capaz e fazer e de mudar hábitos

Então , se comer é emocional, como anda esta parte de sua vida?