Últimas atualizações

CRENÇAS LIMITANTES: NOSSA PERCEPÇÂO "ERRADA" DOS FATOS

CRENÇAS LIMITANTES: NOSSA PERCEPÇÃO ERRADA DOS FATOS

Muitas vezes reagimos às situações não necessariamente pelo que elas realmente são, mas através de nossas crenças/ pensamentos sobre elas, criadas por nossas experiências anteriores, de forma inconsciente.

E com base nessas nossas experiências anteriores, da infância e adolescência, a forma de enxergar a realidade pode estar distorcida, pois escutamos coisas desde pequenos e não somos capazes de julga-las .

 

Acreditamos sem avaliar se elas são verdades, e assim interpretamos errado o que está acontecendo. Podemos ver a situação de forma exagerada, ou minimizada, ou nos vermos como a vítima, ou ver tudo pelo lado pessimista, etc, simplesmente por termos ideias “colocadas” em nós quando não eramos capazes de questioná-las. Essas crenças podem estar relacionadas a merecimento, capacidade, crescimento, entre outras.

 

A mente mente e cria verdades que não estão ali.

Para reconhece-las, você pode observar seu dia a dia e ver quais estão ali. São aquelas que estão impedindo você de fazer algo, e que você toma como verdadeiro, que dizem que algo tem que ser de determinada forma.

 

Algumas dessas crenças limitantes comuns, e que facilmente você reconhece, são:

“Nunca vou conseguir emagrecer”.

“Sou muito velha para isso”.

“Nunca vou conseguir/ não posso/ não consigo”.

“Na nossa família ninguém é bom em esportes”.

 

Outro exemplo é aquela pessoa que acha que veio ao mundo para sofrer e que não pode então se permitir ser feliz.

 

E quantas outras você carrega no seu dia a dia, escutadas em casa, e não se dá conta e acaba repetindo-as aos seus filhos.

 

Toda crença é limitante e somente através do momento em que tomamos consciência delas é que é possível questiona-las e transforma-las.

Observe sua vida. O que você faz sem pensar, o que repete das falas de seus pais, sem questionar, o que é: “Eu devo...” ou “ eu não posso...”

Pensamentos limitam nossa forma de viver e podem sabotar nossa vida e até mexer com nossa auto-estima.

Substitua a crença limitante por algo positivo, fortalecedor, pois a crença pode ser a razão de seu sucesso ou de seu fracasso e ressignifica-la só depende de você.